5 Coisas para fazer antes de comprar um carro usado   (29/11/2017)
Beleza
Por: Leila Bidu

Há quem não abra mão de um 0 km na garagem mas sabendo que está pagando mais e nem sempre o valor é justo. Comprar carro usado gera economia, pode ser uma boa opção dependendo da escolha para impostos. Contudo, exige cuidado e há cinco coisas que o comprador não pode abrir mão antes de comprar veículo com um dono anterior. Saiba mais a seguir.

O que fazer antes de comprar carro usado?

O valor de mercado de um carro na maior parte das vezes vale a pena. Mas só será uma boa compra se o interessado não deixar de seguir as cinco dicas do que fazer antes de realizar o pagamento. São elas:

Levar para uma revisão antes de fechar a compra Caso não tenha uma oficina de confiança converse com amigos proprietários de carro e peça uma indicação. É importante analisar o real estado do veículo porque infelizmente nem todos os vendedores são honestos. A maior parte quer vender peças com muito desgaste como se fossem novas ou imitações como originais.

Consulte a placa no Detran sobre o saldo devedor Quando compra-se um carro de terceiros é preciso passar o veículo para o seu nome ou todos os trâmites (inclusive multa em semáforo eletrônico) vão para o dono anterior. Mas os documentos só mudam de nome se não houver débitos no Detran.  Deve-se consultar através da placa do veículo o DETRAN IPVA, multas e outras irregularidades. O valor dos débitos pode ser abatido no valor de compra se for acertado assim entre ambas as partes. Mas antes de qualquer coisa saiba qual o saldo devedor.

Observe o estado da pintura Esta é uma ótima dica para saber se o veículo esta conservado ou não. Acima de três anos é normal a pintura perder um pouco do brilho. Se está brilhando demais ela foi retocada e podem haver danos estruturais sérios.  Uma pintura completa no veículo pode ser apenas interesse do antigo dono de conservação. Mas também pode ser um acidente muito grave e o motor (assim como itens de segurança) podem estar comprometidos. 

Analise o marcador de quilômetros O ideal é levar para um especialista. Este é o maior item de fraudes nas vendas. A adulteração dos quilômetros rodados até a data da venda garante um valor maior se tiver um km muito baixo. Alguns sinais indicam se está diante de uma fraude ou não. Com muitos anos nas pistas é normal um carro ter entre 150 e 300 kms já rados. Um número muito abaixo disso deixa claro se tratar de uma alteração. Casos raros são de donos que o mantiveram na garagem por diversos motivos.

Analise se os acessórios estão funcionando Do que adianta pagar mais caro se os itens extras não estão funcionando? Analise o sistema de áudio, kit multimídia se tiver e outros complementos. O reparo de tais itens são bem caros e não valem a pena se não estiverem em perfeito estado. Peça as notas fiscais se tiverem em garantia.    



12 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

1 usuário(s) online