7 Passos Importantes Antes de Comprar um Carro Usado!   (21/10/2016)
Beleza
Por: Severino Teixeira

Comprar carro usado exige um pouco mais de atenção do cliente que um veículo 0 km. Sair de uma loja com um caro zerado tem suas vantagens como a própria garantia do fabricante e ter certeza de peças novas. Mas não é motivo para desistir da compra também. Com alguns cuidados simples sua compra de carro usado pode se tornar realmente econômica e valer a pena.

7 dicas importantes antes de comprar um carro usado

1 - Visite primeiro lojas e concessionárias com boa fama no mercado

Como nem todos os comerciantes são honestos é importante pedir referência do ponto comercial a visitar. Apesar da possibilidade do valor ser mais em conta com particulares as lojas costumam revisar e oferecer tudo o que for essencial e em perfeito funcionamento de um carro para o cliente.

2 - Verifique o histórico de revisão do veículo

Para garantir peças bem conservadas, troca de óleo no período correto e manutenção rotineira é importante saber de quanto em quanto tempo o carro foi revisado. Peça o histórico de manutenção e verifique em especial o estado do óleo. Se tiver coloração escura e muito densa ele foi apenas completado e não trocado.

3 - Observe as diferenças de cores na pintura

Marcas de desgaste são comuns de acordo com a idade do veículo e sua conservação. Mas diferenças de cores e no brilho deixam claro se o carro foi batido ou não. Pode significar troca de peças ou reparos mal feitos, fazendo o preço do veículo baixar. Uma boa dica é observar o brilho da tinta. É normal com um ano de saída da fábrica o revestimento auto motivo se manter novo e reflexivo intensamente, mas muito brilho após isso é tintura nova.

4 - Peça a um mecânico de confiança para avaliar o veículo

Algumas marcas possuem autorizadas com um scanner de verificação de estado da peça e procurar possíveis defeitos como a Toyota, o que facilita bastante a avaliação. O veículo será analisado nos pequenos detalhes e um relatório é impresso dos reparos necessários será enviado. Outras opção é levar até seu mecânico de confiança para avaliar o estado do motor e do carro.

5 - Avalie o preço na Tabela FIPE

A tabela FIPE 2017 informa o valor de mercado do veículo de acordo com o seu ano. É um ótimo auxiliar de negociação. Como não leva em consideração o estado do veículo e quilometragem rodada, você pode partir do valor da tabela para negociar o preço sempre para baixo.

6 - Analise documentação, multas e débitos pela placa do veículo

O mais importante a saber é: quem é o dono do veículo de fato? Observe a regularidade da documentação e se há alienação em financiamentos. Entre no site do Detran e analise os débitos. Caso haja multas e o não pagamento do IPVA os valores somados entram na negociação abaixando ainda mais. O mais seguro é efetuar a compra apenas após a quitação de todas as dívidas para evitar problemas futuros.

7 - Dê preferência para fazer uma vistoria no carro com o Detran

Ela é gratuita e serão verificadas a autenticidade do chassi e legalidade do motor. Um chassi não original (carro roubado) deixa marcas que os profissionais do órgão sabem verificar, mas a maioria não. Analisar a autenticidade do motor(se ele mantém peças originais ou se foi potencializado para correr mais, por exemplo) de acordo com as regras para aquele veículo é importante. Evita problemas futuros tanto de segurança como gastos com trocas para regularizar.

Comprar carro usado de locadora vale a pena?

Costumeiramente os preços oferecidos por montadoras são mais baixos mas há algumas ressalvas. Uma vantagem é que locadoras sempre compram veículos usados de um único dono, então você vai ser o segundo. Contudo, o veículo esteve em circulação todos os dias e a quilometragem é muito maior, tornando as peças desgastadas e a necessidade de reparos constantes em alguns casos.

Comprar carro usado de concessionárias ou particular? Qual o melhor?

Cada um tem sua vantagem. Compras em lojas são cobertas pelo Código de Defesa do Consumidor por 90 dias para reclamações de vícios em geral e com particulares não há isso. Mas comprar direto com o dono tem suas vantagens de negociação de preços e em muitos casos o valor pode ficar mais em conta.

Comprar carro usado de mulher é melhor?

Estatisticamente sim. Segundo pesquisas do setor elas são mais prudentes no trânsito e por isso os seguros dão desconto quando a condutora principal é uma mulher. Também conservam mais o veículo e rodam menos, tornando a compra uma boa vantagem.



253 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

4 usuário(s) online