7 passos para criar um plano de Marketing   (01/05/2020)
Comunicação
Por: Joao qc
Constrói-o e eles virão. É um sentimento bem intencionado. Mas quando se trata de gerir o nosso próprio negócio, falha um pouco a marca.
 
Como já sabe, não pode simplesmente montar a loja e fazer figas para que as pessoas o encontrem. Em vez disso, ser um empresário bem sucedido significa constantemente marketing e promover o seu negócio na esperança de obter mais olhos sobre o seu produto ou corpos através da porta.
 
Mas as palavras "plano de marketing" são suficientes para provocar arrepios na espinha de qualquer um. Parece demasiado técnico e assustador, não parece? No entanto, asseguro—lhe, não é tão intimidante como você pode pensar que é-e você definitivamente não precisa ter um diploma em marketing para descobrir isso.
 
Siga estes sete passos simples, e você será armado com um plano de marketing que é certo para ajudá-lo a levar o seu negócio para o próximo nível!

O que é um plano de marketing?

Antes que você possa saltar para dentro com a criação de seu plano, é importante ter uma compreensão sólida do que exatamente é. Tipicamente incluído como um pedaço expandido de seu plano de negócios global, um plano de marketing é exatamente o que parece: um documento que detalha tudo o que você precisa saber para promover com sucesso o seu negócio.
 
Algumas grandes empresas têm planos de marketing que são centenas de páginas, enquanto um pequeno negócio de uma pessoa só pode ter apenas um punhado de páginas. Não há comprimento EXACTO para este tipo de Documento, desde que tenha incluído toda a informação necessária.
 
Além disso, é importante notar que o seu plano de marketing deve abranger um ano. Este é tempo suficiente para alcançar esses grandes objetivos de longo prazo, e curto o suficiente para permanecer flexível quando suas circunstâncias e metas mudam ao longo do tempo.
 
Agora que conhece as porcas e parafusos, vamos mergulhar nos detalhes. Aqui estão os passos que você precisa tomar para reunir os elementos essenciais do plano de marketing de sua empresa.

Passo 1: Conheça Os Seus Negócios

Você precisava fazer exatamente a mesma coisa ao trabalhar em seu plano de negócios, então este primeiro passo não deve ser muito difícil. Afinal, ninguém conhece o seu negócio como você.
 
Pense nesta seção Como sua oportunidade de fornecer uma visão geral de suas operações de negócios atuais, bem como seu ambiente interno e externo. Há quanto tempo estás a funcionar? Qual é a sua estrutura de negócios? És uma LLC ou uma parceria? Faz negócios online ou através de uma loja? Que tipo de produtos e serviços você oferece alternativas ao Linktree?
 
Dentro desta seção, algumas empresas também optam por fazer uma análise SWOT—que detalha seus pontos fortes e fracos como uma organização, bem como quaisquer oportunidades de crescimento, e ameaças que poderiam impedir esse progresso. É uma ótima maneira de obter uma foto da sua situação atual de uma forma que seja útil e completamente controlável.

Fase 2: Determinar O Mercado-Alvo

"Mercado alvo" é provavelmente uma frase que você ouviu repetida em qualquer tipo de classe de marketing que você já tomou ou artigo que você leu. E, por uma boa razão—é um elemento chave para criar estratégias de marketing eficazes e bem sucedidas.
 
Nesta parte do seu plano de marketing, você deve listar qualquer coisa e tudo o que você sabe sobre o seu cliente ideal. Isto inclui informação demográfica básica, como o sexo e a idade. Mas você também deve investigar mais profundamente seus comportamentos e decisões.
 
Porque é que te compram? Que desafio ou ponto de dor está a resolver para eles? Como passam o tempo livre? Para que meios recorrem para obter informações? Reúna todas as informações que encontrar e inclua-as nesta secção. Conhecer o seu cliente de dentro para fora será útil ao identificar táticas e estratégias de marketing.

Passo 3: Analisar Os Concorrentes

Não seria bom se operasse no vácuo e nunca tivesse de se preocupar com concorrentes a infringir o seu espaço ou a roubar os seus clientes? Infelizmente, os negócios não funcionam assim. As Chances são, já existem empresas por aí fazendo algo incrivelmente semelhante a você-o que significa que você vai precisar trabalhar muito mais para se destacar.
 
Não te intimides! Isto é algo com que todos os donos de negócios lidam. Portanto, estar armado com todo o tipo de conhecimento sobre os seus concorrentes será útil para encontrar formas de se diferenciar da multidão.
 
Comece por descrever-em pormenor-o produto ou serviço que oferece aos consumidores. Esta é a sua oportunidade de expandir a visão geral básica que você forneceu na primeira seção. Em seguida, especifique como o seu produto ou serviço se adequa à concorrência existente. Quais as posições que você como o único cliente fonte ou clientes devem se virar? O que te faz diferente? Como você pode imaginar, você será capaz de alavancar este diferenciador para efetivamente comercializar seu negócio.
 
Levar uma Lupa para os seus concorrentes pode ser desanimador—particularmente se eles estão realmente prosperando. Mas é um passo importante não só recolher todas as informações de que precisa, mas também demonstrar a todos os potenciais investidores que está ciente da sua concorrência e preparado para enfrentar esse desafio de frente.

Passo 4: Estabelecer Metas

Aqui vem a parte divertida-soletrando seus objetivos de marketing relacionados para o ano. Que objectivos pretende atingir? Há alvos específicos que queiras atingir?
 
Dependendo da sua situação atual e ambições, os objetivos podem variar de elevado e grandioso (como dobrar vendas ou aumentar a quota de mercado) para ambições menores, mais de tamanho mordido (como obter 100 novos seguidores Instagram na conta de sua marca ou começar um blog para o seu negócio).
 
A parte importante é focar os marcos que você quer alcançar ao longo desse ano, quer pareça possível ou não. Não tolde a sua mente com logística ainda—isto vem no próximo passo.

Etapa 5: Delinear As Estratégias

Agora que você delineou exatamente o que você quer realizar, é hora de detalhar as estratégias que você vai usar para realmente alcançar esses objetivos.
 
Eu recomendo tomar cada objetivo separadamente, e listar os itens de ação relacionados diretamente por baixo dele. Isso permite que você veja exatamente o que precisa ser feito, a fim de se empurrar para essa realização. É também uma ótima maneira de obter um controle sobre se este objetivo parece ou não realista ou se precisa de um pouco de ajuste para trabalhar como afiliado. Você quer que seus objetivos sejam motivadores e de longo alcance, mas não tão difícil que eles estão apenas desencorajando.

Etapa 6: definir um orçamento

Se fores como eu, esta é a parte que mais tens medo, os números. Nunca fui um génio da matemática, e só a palavra "orçamento" é suficiente para me mandar a correr para as montanhas. Mas, como já sabe, é um mal necessário quando se trata de gerir o seu negócio com os Segredos do ADs.
 
No seu plano de negócios completo, você detalhou todo o lado financeiro do seu negócio. Mas no seu plano de marketing, concentre-se estritamente em atividades relacionadas com marketing. Quanto você pretende gastar em marketing e promoção durante o próximo ano, e quanto os itens de ação que você listou acima custar-lhe-ão? Mais importante, de onde virá esse dinheiro?
 
Orçamentos não são divertidos, mas é importante ser honesto consigo mesmo aqui. Você prefere descobrir que você precisa ajustar ou adaptar algo para torná—lo acessível agora-em vez de seis meses a partir de agora, quando você já bifurcou sobre o seu cartão de crédito!

Passo 7: ao trabalho!

Aí está! Estes são os passos que você precisa para criar um plano de marketing para o seu negócio—você só precisa colocá-los todos juntos. Como mencionado anteriormente, os planos de marketing variam de básico e simples a abrangente e complexo. E lembre-se, como com tudo o resto, isso realmente depende do que é mais adequado para o seu próprio negócio.
 
Mas independentemente de você planejar acabar com um documento que é de duas páginas ou 200, estes passos devem ajudar a começar você!
 
Fonte: https://jornadamemoravel.com/


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