.
2016.
O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás. (Wikipédia).
Os judeus têm sua data de de ano novo bem diferente da nossa.
Os muçulmanos também têm a sua, criada por Maomé.
Os caldeus, que foram os criadores das medidas do tempo, foram mais lógicos, baseando-se nos movimentos dos astros.
Mas o que prevaleceu no mundo foi o calendário cristãos, em razão de o Cristianismo ter subjugado quase o mundo inteiro e ser cristã a maioria da população dos países que dominam até hoje.
Ver detalhes em O ANO FORA DO EIXO.
Ver também AS MEDIDAS DO TEMPO
Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor? Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever. Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento. |