DEZEMBRO, ANTÍGO DÉCIMO MÊS   (01/12/2013)
Conhecimentos gerais
Por: João de Freitas Pereira

Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), por ter sido o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua aparente trajetória pelo céu, resultante do giro da Terra. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.

O Calendário Juliano, criado pelo imperador Júlio César, mudou o começo do ano para a primeira lua-nova depois do solstício, e a lua-nova daquele ano ocorreu dez dias depois do solstício. Como o calendário novo passou a se basear na posição do Sol e não da Lua, o ano passou a começar sempre na data em que começa o do nosso Calendário Gregoriano. 

 

Ver sobre os outros meses em

ANO E AS MEDIDAS DO TEMPO

 



1108 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

9 usuário(s) online