DIA INDUSTRIAL DO CAFÉ   (12/03/2020)
Conhecimentos gerais
Por: João de Freitas Pereira

 

 

- 12 DE MARÇO -


O Dia do Industrial do Café em 12 de março de cada ano, é uma comemoração no Brasil, que aparece listada em vários calendários brasileiros de dias festivos, com o apoio da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Essa data comemorativa de brasileiros tem por fim, marcar a data da fundação da própria Associação Brasileira da Indústria de Café, que foi constituída em 12 de março de 1973, para ser representante das indústrias de torrefação e moagem de café de todo o Brasil, segundo o Conselho Gestor da ABIC, "com o objetivo de agregar as indústrias em torno de uma única bandeira: a da pureza e da qualidade do café, em defesa do consumidor!", a partir de decisão de representantes dos Sindicatos das Indústrias de Café de diversos estados brasileiros, que então viram na criação de uma entidade nacional, a melhor forma de negociar o estabelecimento de políticas de real interesse do setor cafeeiro no Brasil junto ao Governo Federal, tendo em mente iniciar um trabalho que interrompesse a queda vertiginosa do consumo de café, ocorrida nas Terras Brasilis entre as décadas de 1970 e 1980.

Para conhecimento, o industrial do café é um profissional que seleciona os melhores grãos, torra, mói e embala café, cuidando atentamente de cada etapa da industrialização, para que o produto chegue ao consumidor com todas as suas propriedades de aroma e sabor.

Por ocasião dessa data festiva, as homenagens são feitas também para os milhares de profissionais e colaboradores das torrefadoras brasileiras, incluindo fornecedores de máquinas e serviços, que, de Norte a Sul do Brasil, formam um time de verdadeiros apaixonados por café, responsáveis pela comercialização de mais de 1.500 marcas e que, em 2006, por exemplo, industrializou nada menos do que 16,33 milhões de sacas de café.

Ainda a título de conhecimento, o café é uma planta originária do continente africano, das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária), onde ocorre espontaneamente como planta de sub-bosque.

A região de Cafa pode ter sido a responsável pelo nome café. Segundo uma das "lendas" da descoberta do cafeeiro, no século IX, um pastor de cabras etíope, de nome Kaldi, notou que seu rebanho ficava mais agitado e bem disposto quando comia frutinhas vermelhas de um arbusto típico da região. Comentando o fato com um monge, este decidiu experimentar a frutinha em uma infusão com água quente. O monge então notou que a infusão lhe deixava mais desperto e apto a rezar e ler durante muito tempo, sem que caísse no sono. A bebida, então, teria se difundido entre os religiosos da região, até alcançar o Iêmen nas Arábias, onde a planta foi cultivada pela 1ª vez.

A bebida difundiu-se então amplamente pelo mundo árabe, beneficiando-se da proibição imposta às bebidas alcoólicas pela religião islâmica.

<Fonte: http://datas.blog/dia-do-industrial-do-cafe-12-de-marco/>



69 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

17 usuário(s) online